SEQUENCIADA DE FÁBULAS
Organização: Professoras dos Primeiros anos do Ciclo I - Ensino Fundamental
Público Alvo: Alunos do Primeiro Ano do Ciclo I - Ensino Fundamental
Justificativa:
A Literatura infantil deve fazer parte da rotina de nossas crianças na escola, pois com ela podemos levar nossas crianças a viajar pelo mundo mágico e o real ampliando assim sua compreensão sobre o mundo que a cerca.
Dentro da vasta gama de gêneros que encontramos nesta literatura a Fábula é apresentada por meio de histórias curtas que relatam situações do cotidiano tendo como personagens animais com características humanas (chamam bastante a atenção das crianças) e transmitem por meio de uma linguagem simples ensinamentos, pois a fábula em seu final sempre apresenta uma moral.
Objetivos:
- Reconhecer o gênero fábula em meio a outros gêneros;
- Ouvir e respeitar a opinião dos colegas;
- Desenvolver a percepção das diferenças entre as versões de uma mesma fábula;
- Desenvolver o comportamento de leitor e escritor durante o processo de produção textual;
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional;
- Ler para localizar informações.
Conteúdos:
- Práticas de leitura e escrita;
- Apropriação do sistema de escrita;
- Características das fábulas;
Duração:
- O tempo estimado é de duas semanas.
Recursos materiais:
- Livros de fábulas;
- Quadro de giz;
- Computador;
- DVD;
- Telão no Laboratório de Informática;
- Cadernos;
- Folhas de sulfite;
- Lápis de escrever e de colorir;
Cronograma:
1º dia:
- Leitura da Fábula "A Cigarra e a Formiga"
- Roda de conversa sobre o texto;
- Levantar os conhecimentos dos alunos sobre o gênero com perguntas como:
- Vocês conhecem outros textos em que os animais são os personagens?
- Estes textos que vocês conhecem tem alguma semelhança com este texto que a professora leu?
- Sabem como é o nome da frase que terminou o texto?
- Conversar com as crianças apresentando as características e explicando o que é fábula;
- Falar da origem das fábulas e quem foram seus criadores.
2º dia:
- Leitura da segunda versão da fábula "A Cigarra e a Formiga";
- Roda de conversa sobre as semelhanças e as diferenças entre as duas versões;
- Levantamento e registro escrito dos títulos de fábulas conhecidas pelas crianças;
3º dia:
- Retomada oral da fábula "A Cigarra e a Formiga";
- Escrita coletiva da Fábula tendo o Professor como escriba;
4º dia:
- No Laboratório de Informática desencadear uma conversa com perguntas como:
- E se a cigarra cantasse mesmo, como seria esta música?
- Ouvir a opinião dos alunos e em seguida apresentar no telão a música "A Cigarra e a Formiga" que faz parte do DVD de Jujuba & Ana Nogueira, apresentadores do Carro-Céu de Histórias, programa que faz parte do Estação Brincadeira, no ar todas as manhãs de sábado pela Rádio MEC AM. Esta música está no site: http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2013/06/voce-conhece-a-fabula-a-cigarra-e-a-formiga
- De volta a sala de aula ler e ilustrar a música que foi apresentada;
5º dia:
- Trabalhar na sala de aula:
- Texto lacunado com banco ;
- Texto fatiado;
- Ilustrar o texto por meio de desenho.
6º dia:
- Leitura da fábula;
- Interpretação escrita buscando informação no texto para responder as perguntas;
- Observação: As crianças não alfabéticas deverão encontrar no texto palavras como:
- CIGARRA - FORMIGA - VERÃO - INVERNO
7º dia:
- Reescrita do texto:
- As crianças reescreverão o texto dentro de suas próprias hipóteses;
Avaliação:
No decorrer da realização da sequenciada será possível observar o nível de leitura, a compreensão dos textos e a hipótese de escrita em que cada aluno se encontra, bem como observar os avanços e as dificuldades que ocorreram durante a mesma.
Fará parte da avaliação observar a compreensão e o conhecimento adquirido ou ampliado sobre o gênero fábula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário