Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono
. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sequência Fábulas ( Cigarra e a Formiga)

SEQUENCIADA DE FÁBULAS
Organização: Professoras dos Primeiros anos do Ciclo I -  Ensino Fundamental
Público Alvo: Alunos do Primeiro Ano do Ciclo I - Ensino Fundamental
Justificativa:
A Literatura infantil deve fazer parte da rotina de nossas crianças  na escola, pois com ela podemos levar nossas crianças a viajar pelo mundo mágico e o real ampliando assim sua compreensão sobre o mundo que a cerca.
Dentro da vasta gama de gêneros que encontramos nesta literatura a Fábula é apresentada por meio de histórias curtas que relatam situações do cotidiano tendo como personagens animais com características humanas (chamam bastante a atenção das crianças) e transmitem por meio de uma linguagem simples ensinamentos, pois a fábula em seu final sempre apresenta uma moral.
Objetivos:
  • Reconhecer o gênero fábula em meio a outros gêneros;
  • Ouvir e respeitar a opinião dos colegas;
  • Desenvolver a percepção das diferenças entre as versões de uma mesma fábula;
  • Desenvolver o comportamento de leitor e escritor durante o processo de produção textual;
  • Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional;
  • Ler para localizar informações.
Conteúdos:
  • Práticas de leitura e escrita;
  • Apropriação do sistema de escrita;
  • Características das fábulas;

Duração:
  • O tempo estimado é de duas semanas.

Recursos materiais:
  • Livros de fábulas;
  • Quadro de giz;
  • Computador;
  • DVD;
  • Telão no Laboratório de Informática;
  • Cadernos;
  • Folhas de sulfite;
  • Lápis de escrever e de colorir;

Cronograma:

1º dia:
  • Leitura da Fábula "A Cigarra e a Formiga"
  • Roda de conversa sobre o texto;
  • Levantar os conhecimentos dos alunos sobre o gênero com perguntas como:
  • Vocês conhecem outros textos em que os animais são os personagens?
  • Estes textos que vocês conhecem tem alguma semelhança com este texto que a professora leu?
  • Sabem como é o nome da frase que terminou o texto?
  • Conversar com as crianças apresentando as características e explicando o que é fábula;
  • Falar da origem das fábulas e quem foram seus criadores.

2º dia:
  • Leitura da segunda versão da fábula "A Cigarra e a Formiga";
  • Roda de conversa sobre as semelhanças e as diferenças entre as duas versões;
  • Levantamento e registro escrito dos títulos de fábulas conhecidas pelas crianças;

3º dia:
  • Retomada oral da fábula "A Cigarra e a Formiga";
  • Escrita coletiva da Fábula tendo o Professor como escriba;

4º dia:
  • No Laboratório de Informática desencadear uma conversa com perguntas como:
  • E se a cigarra cantasse mesmo, como seria esta música?
  • Ouvir a opinião dos alunos e em seguida apresentar no telão a música "A Cigarra e a Formiga" que faz parte do DVD de Jujuba & Ana Nogueira, apresentadores do Carro-Céu de Histórias, programa que faz parte do Estação Brincadeira, no ar todas as manhãs de sábado pela Rádio MEC AM.  Esta música está no site: http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2013/06/voce-conhece-a-fabula-a-cigarra-e-a-formiga
  • De volta a sala de aula ler e ilustrar a música que foi apresentada;

5º dia:
  • Trabalhar na sala de aula:
  • Texto lacunado com banco ;
  • Texto fatiado;
  • Ilustrar o texto por meio de desenho.

6º dia:
  • Leitura da fábula;
  • Interpretação escrita buscando informação no texto para responder as perguntas;
  • Observação: As crianças não alfabéticas deverão encontrar no texto palavras como:
  • CIGARRA - FORMIGA - VERÃO - INVERNO

7º dia:
  • Reescrita do texto:
  • As crianças reescreverão o texto dentro de suas próprias hipóteses;

Avaliação:
No decorrer da realização da sequenciada será possível observar o nível de leitura, a compreensão dos textos e a hipótese de escrita em que cada aluno se encontra, bem como observar os avanços e as dificuldades que ocorreram durante a mesma.

Fará parte da avaliação observar a compreensão e o conhecimento adquirido ou ampliado sobre o gênero fábula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário