Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono
. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sequência: Bilhete

EMEB BOSKO PRERADOVOC
1º ANO INICIAL
Professora: Marlene
Dados da aula
Língua Portuguesa
Gênero:  Bilhete
Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos;
4 atividades de 60 minutos cada uma.

JUSTIFICATIVA:

A comunicação é de fundamental importância na vida do ser humano, podendo ocorrer tanto oralmente (diálogo) como escrito (cartas, mensagens, bilhetes). Porém, na correria do cotidiano das pessoas o dialogo tornou-se algo difícil de ser concretizado, e para suprir esta necessidade adotamos de novas estratégias para comunicarmos como: face book, MSN, telefone, cartas e bilhetes.
Por isso, darei ênfase ao gênero bilhete no qual as crianças devem compreender a função social do bilhete, bem como, identificar as características do mesmo apropriando-se deste gênero utilizado na sociedade.






O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Reconhecer a estrutura e a finalidade do gênero textual bilhete;
  • Elaborar bilhetes;
  • Identificar no texto, o assunto abordado;
  • Identificar a finalidade de um texto;
  • Função social do texto;
  • Troca de experiências em grupo.

Que livro pretende usar:

O Carteiro Chegou (Janete e allan ahberg)
O Livro das Cartas Encantadas ( A Correspondência Secreta das Princesas Brinque Book)
A Vida na Porta da Geladeira (Alice Kuipers)
A Verdadeira Historia de Chapeuzinho Vermelho.

As estratégias:

  • Roda de conversa;
  • Pesquisa para casa (quais os meios de comunicação que a família usa)
Socialização das pesquisas;
  • Construir uma lista com as informações das pesquisas;
  • Elaborar bilhetes coletivamente a fim de identificar os elementos que compõem as mesmas estruturas usando um modelo;
  • Produção de bilhetes em duplas;
  • Produção de bilhete individual;
  • Completar no bilhete os elementos faltantes (destinatário/ remetente, data/ despedida), atividades realizada em duplas produtivas e também individuais;
  • Elaboração de um  bilhete em duplas produtivas e individual para os personagens dos contos de fadas.
  • Elaboração de um bilhete utilizando os nets books.

Os materiais que serão usados:

Livros;
Nets books;
Cartaz;
Lápis de cor;
Caderno;
Cola;
Giz.

Conhecimentos prévios trabalhados com os alunos

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhados com os alunos:
Leitura;
Escrita e produção de textos;
É importante que os alunos sejam capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e   recursos da aula

1º Atividade: aproximadamente 60 minutos



Roda de leitura

Organizar os alunos em uma roda de conversa e iniciar questionando-os:
  • O que é um bilhete?
  • Como escrevê-lo?
  • Qual a sua estrutura
  • Para que serve?

Após estigá-los, apresentar a definição de bilhete.

Explicar para os alunos que o bilhete deve possuir a seguinte estrutura:

  • Nome da pessoa que receberá o bilhete;
  • A mensagem deve ser curta e fácil de ser entendida;
  • Deve ter despedidas;
  • Assinatura;
  • Data.

Mostrar para os alunos exemplos de bilhetes. Caso na sua escola tenha recursos tecnológicos, é possível também apresentar em data show, através de imagens encontradas na internet.
Após apresentar para os alunos os modelos de bilhetes, trabalhe a interpretação texto oral e escrita para desenvolver as seguintes habilidades:



Identificar o assunto no texto;
Identificar a finalidade do texto;
Estrutura do texto.

AVALIAÇÃO:

A melhor estratégia para iniciar um assunto é através de uma roda de conversa, na qual os alunos transmitem ao docente quais conhecimentos prévios eles já possuem sobre o assunto o que facilita o norteamento do trabalho pedagógico, ou seja, o que deve aprofundar, de onde partir, etc.
A socialização da lição de casa que teve como comanda “Quais os meios de comunicação utilizados por seus familiares”, é uma estratégia que beneficia a aprendizagem, pois o aluno aprende a se comunicar com coerência e coesão, outro ponto positivo, é que os alunos vão se se apropriando de suas responsabilidades.
A hora da historia é de extrema importância para a ampliação do vocabulário das crianças, além de terem contato com novas palavras. É muito bom, quando conseguimos conciliar o gênero estudado com histórias, pois assim, os alunos percebem que os gêneros também fazem partes de historias e que não só são escritos aleatoriamente.
A produção coletiva da lista das palavras utilizadas em um bilhete, bem como a de um bilhete é essencial, desde que haja questionamento quanto à escrita das palavras o que permite os alunos a refletirem sobre o código alfabético. Além, de se apropriarem da estrutura correta do gênero e quais elementos os compõe.
Na alfabetização é fundamental o trabalho com duplas produtivas, para que todos os alunos participem das atividades propostas pela docente. Porém, o aluno que ainda não atingiu a hipótese alfabética de escrita deve ser o escriba da atividade (completar os elementos que faltam no bilhete).
Os alunos devem utilizar de diferentes meios para a escrita de bilhetes como: nets, computador além do lápis e papel, pois, a digitalização faz parte do nosso dia a dia.
Pintar as características do bilhete foi uma atividade realizada individualmente, para os alunos alfabéticos, e com a minha intervenção para os alunos que ainda não atingiram a hipótese alfabética. No qual eu lia o bilhete e questionava o aluno o que seria (data, assunto, destinatário, remetente ou despedida).
Realizei uma escrita sem intervenção de um bilhete para avaliar a aprendizagem de cada aluno, porém, para os alunos não alfabéticos, eu reescrevi os bilhetes e detectei se dominaram a estrutura correta de um bilhete.






EMEB   BOSKO  PRERADOVIC
NOME________________________________________________________________
1º   ANO  ___ CICLO  INICIAL -  DATA_____/_____/_______
PROFESSORA________________________________________________________


1- ESSE TEXTO É UM:

 (  ) CONVITE         
 (  )  BILHETE      
 (  ) POEMA

2- ELE SERVE PARA:

(  ) DAR UM RECADO       
(  ) DIVERTIR O LEITOR      
(  ) CONTAR UMA HISTÓRIA

3- QUEM ESCREVEU O BILHETE FOI:

(  ) A VOVÓ      
(  ) A MAMÃE       
(  ) A CHAPEUZINHO VERMELHO

4- NO BILHETE CHAPEUZINHO AVISOU QUE IA:

(  ) NA CASA DA VOVÓ   
(  ) PASSEAR NA ESTRADA   
(  ) FAZER DOCINHOS

5- O  BILHETE  FOI  ESCRITO  PARA  A :

(   )  O  LOBO
(   ) CHAPEUZINHO  VERMELHO
(    )MAMÃE








Nenhum comentário:

Postar um comentário