EMEB BOSKO PRERADOVOC
1º ANO INICIAL
Professora: Marlene
Dados da aula
Língua Portuguesa
Gênero: Bilhete
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos;
4 atividades de 60 minutos cada uma.
JUSTIFICATIVA:
A comunicação é de fundamental importância na vida do ser humano, podendo ocorrer tanto oralmente (diálogo) como escrito (cartas, mensagens, bilhetes). Porém, na correria do cotidiano das pessoas o dialogo tornou-se algo difícil de ser concretizado, e para suprir esta necessidade adotamos de novas estratégias para comunicarmos como: face book, MSN, telefone, cartas e bilhetes.
Por isso, darei ênfase ao gênero bilhete no qual as crianças devem compreender a função social do bilhete, bem como, identificar as características do mesmo apropriando-se deste gênero utilizado na sociedade.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Reconhecer a estrutura e a finalidade do gênero textual bilhete;
- Elaborar bilhetes;
- Identificar no texto, o assunto abordado;
- Identificar a finalidade de um texto;
- Função social do texto;
- Troca de experiências em grupo.
Que livro pretende usar:
O Carteiro Chegou (Janete e allan ahberg)
O Livro das Cartas Encantadas ( A Correspondência Secreta das Princesas Brinque Book)
A Vida na Porta da Geladeira (Alice Kuipers)
A Verdadeira Historia de Chapeuzinho Vermelho.
As estratégias:
- Roda de conversa;
- Pesquisa para casa (quais os meios de comunicação que a família usa)
Socialização das pesquisas;
- Construir uma lista com as informações das pesquisas;
- Elaborar bilhetes coletivamente a fim de identificar os elementos que compõem as mesmas estruturas usando um modelo;
- Produção de bilhetes em duplas;
- Produção de bilhete individual;
- Completar no bilhete os elementos faltantes (destinatário/ remetente, data/ despedida), atividades realizada em duplas produtivas e também individuais;
- Elaboração de um bilhete em duplas produtivas e individual para os personagens dos contos de fadas.
- Elaboração de um bilhete utilizando os nets books.
Os materiais que serão usados:
Livros;
Nets books;
Cartaz;
Lápis de cor;
Caderno;
Cola;
Giz.
Conhecimentos prévios trabalhados com os alunos
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhados com os alunos:
Leitura;
Escrita e produção de textos;
É importante que os alunos sejam capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
Estratégias e recursos da aula
1º Atividade: aproximadamente 60 minutos
Roda de leitura
Organizar os alunos em uma roda de conversa e iniciar questionando-os:
- O que é um bilhete?
- Como escrevê-lo?
- Qual a sua estrutura
- Para que serve?
Após estigá-los, apresentar a definição de bilhete.
Explicar para os alunos que o bilhete deve possuir a seguinte estrutura:
- Nome da pessoa que receberá o bilhete;
- A mensagem deve ser curta e fácil de ser entendida;
- Deve ter despedidas;
- Assinatura;
- Data.
Mostrar para os alunos exemplos de bilhetes. Caso na sua escola tenha recursos tecnológicos, é possível também apresentar em data show, através de imagens encontradas na internet.
Após apresentar para os alunos os modelos de bilhetes, trabalhe a interpretação texto oral e escrita para desenvolver as seguintes habilidades:
Identificar o assunto no texto;
Identificar a finalidade do texto;
Estrutura do texto.
AVALIAÇÃO:
A melhor estratégia para iniciar um assunto é através de uma roda de conversa, na qual os alunos transmitem ao docente quais conhecimentos prévios eles já possuem sobre o assunto o que facilita o norteamento do trabalho pedagógico, ou seja, o que deve aprofundar, de onde partir, etc.
A socialização da lição de casa que teve como comanda “Quais os meios de comunicação utilizados por seus familiares”, é uma estratégia que beneficia a aprendizagem, pois o aluno aprende a se comunicar com coerência e coesão, outro ponto positivo, é que os alunos vão se se apropriando de suas responsabilidades.
A hora da historia é de extrema importância para a ampliação do vocabulário das crianças, além de terem contato com novas palavras. É muito bom, quando conseguimos conciliar o gênero estudado com histórias, pois assim, os alunos percebem que os gêneros também fazem partes de historias e que não só são escritos aleatoriamente.
A produção coletiva da lista das palavras utilizadas em um bilhete, bem como a de um bilhete é essencial, desde que haja questionamento quanto à escrita das palavras o que permite os alunos a refletirem sobre o código alfabético. Além, de se apropriarem da estrutura correta do gênero e quais elementos os compõe.
Na alfabetização é fundamental o trabalho com duplas produtivas, para que todos os alunos participem das atividades propostas pela docente. Porém, o aluno que ainda não atingiu a hipótese alfabética de escrita deve ser o escriba da atividade (completar os elementos que faltam no bilhete).
Os alunos devem utilizar de diferentes meios para a escrita de bilhetes como: nets, computador além do lápis e papel, pois, a digitalização faz parte do nosso dia a dia.
Pintar as características do bilhete foi uma atividade realizada individualmente, para os alunos alfabéticos, e com a minha intervenção para os alunos que ainda não atingiram a hipótese alfabética. No qual eu lia o bilhete e questionava o aluno o que seria (data, assunto, destinatário, remetente ou despedida).
Realizei uma escrita sem intervenção de um bilhete para avaliar a aprendizagem de cada aluno, porém, para os alunos não alfabéticos, eu reescrevi os bilhetes e detectei se dominaram a estrutura correta de um bilhete.
EMEB BOSKO PRERADOVIC
NOME________________________________________________________________
1º ANO ___ CICLO INICIAL - DATA_____/_____/_______
PROFESSORA________________________________________________________
1- ESSE TEXTO É UM:
( ) CONVITE
( ) BILHETE
( ) POEMA
2- ELE SERVE PARA:
( ) DAR UM RECADO
( ) DIVERTIR O LEITOR
( ) CONTAR UMA HISTÓRIA
3- QUEM ESCREVEU O BILHETE FOI:
( ) A VOVÓ
( ) A MAMÃE
( ) A CHAPEUZINHO VERMELHO
4- NO BILHETE CHAPEUZINHO AVISOU QUE IA:
( ) NA CASA DA VOVÓ
( ) PASSEAR NA ESTRADA
( ) FAZER DOCINHOS
5- O BILHETE FOI ESCRITO PARA A :
( ) O LOBO
( ) CHAPEUZINHO VERMELHO
( )MAMÃE
Nenhum comentário:
Postar um comentário