Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono
. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sequência : Branca de Neve ( II)


E.M.E.B. MAURÍCIO CAETANO DE CASTRO II



PROFESSORA: ROSANA ROZA – 1º ANO C – INICIAL – 2013













SEQUENCIADA CONTOS DE FADAS – NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO
ÁREA: Língua Portuguesa e Artes

PRODUTORES: Alunos do  1º ano C - inicial

TEMPO ESTIMADO:  Duas semanas

JUSTIFICATIVA: Trabalhar com os contos de fadas estimula a imaginação das crianças, permitindo o prazer pela leitura. Dominando diferentes versões no mesmo gênero, levando-o a escrever ou falar de forma mais adequada numa situação de comunicação.

OBJETIVO: Conhecer as características do gênero permitindo a ampliação do repertório de palavras e o desenvolvimento na hipótese de escrita, produzindo pequenos textos por meio dos contos de fadas.

CONTEÚDOS:
  • Práticas de leitura e escrita;
  • Apropriação do sistema de escrita alfabética;
  • Características dos personagens dos contos de fadas;
  • Comparação entre versões diferentes.

SEQUENCIA DE ATIVIDADES
  1. Roda de conversa sobre os conhecimentos prévios dos contos de fadas e apresentação das suas características;
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

  1. Leitura do conto tradicionalmente;
  2. Realizar a leitura do conto coletivamente e colar as imagens de acordo com o texto;
  3. Apresentar o vídeo do conto – Disney;
  4. Lista coletiva dos personagens – professor escriba;
  5. Completar as consoantes nos nomes dos personagens (SCVS);
  6. Cruzadinha com os personagens do conto;
  7. Reescrita coletiva – professor escriba;
  8. Completar o texto lacunado (SA e  A);
  9. O que é o que é com bexigas sobre o conto;

  1. Brincadeira “Onde parou a música?” Cavando a mina.
  2. Mexe-mexe fechado com os nomes dos personagens;
  3. Reconto da história pelas crianças com dedoche;
  4. Reescrever o final da história.

RECURSOS E MATERIAIS

  • Livros;
  • Folha sulfite;
  • Vídeo;
  • Bexigas;
  • Canetinhas;
  • Papel pardo;
  • Lápis de cor;
  • Dedoches dos personagens do conto.

ESTRATÉGIAS E OU ATIVIDADES DIFERENCIADAS

Para a etapa número 2 das atividades, realizar a leitura do conto para os alunos com dificuldades, para que possam interpretar as imagens e colá-las.
Ao final da etapa número 4, solicitar que as crianças com necessidades localizem determinadas palavras na lista, por meio de estratégias próprias, como por exemplo, perceber os sons das vogais no início e no final da palavra.
A etapa número 5, realizar somente com as crianças silábicas com valor sonoro nas vogais com interferência do professor, para que comecem se apropriar das consoantes.
Na etapa número 6 disponibilizar banco de palavras para as crianças que precisarem de apoio nessa atividade.
Completar o texto lacunado na etapa número 8, oferecer para as crianças silábicas alfabéticas e alfabéticas. As demais realizarão em duplas produtivas.
Separar as crianças em grupo para realizar a etapa número 9 - “O que é o que é?” com bexigas sobre o conto. Dentro das bexigas colocar perguntas sobre as características dos personagens do conto. Uma criança por vez pega a bexiga e estoura o grupo sem apoio deverá ler a pergunta e responder, caso acerte marcará um ponto. Antes de iniciar a brincadeira, garantir uma criança que leia com autonomia em cada grupo.
Para realizar a brincadeira da etapa número 10, é necessário separar as crianças em grupos com cópias da música para cada um e colocar a música para tocar. Em um determinado momento o professor para a música e solicita que a criança continue cantando. Quem localizar primeiro por meio da leitura, pois é uma música não muito conhecida, marca ponto.
Para as crianças com dificuldades de escrita, realizar a atividade número 13 sendo o professor o escriba. Perceber se a criança se apropriou dos detalhes importantes do conto e sua ordem correta dos fatos.

AVALIAÇÃO

Após a leitura da “Branca de Neve e os Sete Anões, foi possível perceber que a maioria das crianças não conhecia o conto com detalhes, informação essa que me surpreendeu. As crianças ficaram encantadas com o filme da Disney e puderam se apropriar melhor dos detalhes.
Foi muito produtivo a realização da lista coletiva dos personagens, pois na escrita dos nomes de alguns anões encontra-se algumas sílabas com “AN, EN, UN”. Ao final solicitei que algumas crianças localizassem determinadas palavras com estratégias próprias.
A atividade para completar as consoantes dos nomes dos personagens, oferecida para três crianças silábicas com valor principalmente nas vogais, foi um desafio maior do que eu imaginava, precisou da minha intervenção o tempo todo, comparamos os sons com os nomes dos amigos, entre outras palavras trabalhadas em sala.
A reescrita coletiva foi bem prazerosa, todos participaram com entusiasmo. Para um aluno com necessidades especiais, eu questionava com perguntas para que pudesse participar.
A brincadeira “O que é, o que é?” com bexigas foi muito divertido. Separei as crianças em grupos, cada um contendo crianças alfabéticas. Um de cada vez estourava a bexiga e lia a pergunta, não precisei intervir em nenhuma leitura, e o grupo da vez respondia a pergunta. A turma inventou nome para os grupos e participaram com muita alegria.
O mexe-mexe fechado com nomes dos personagens foi realizado com tranquilidade pela maioria da sala, algumas crianças realizaram com apoio da dupla produtiva.
Por meio do reconto da história com teatrinho e dedoches, observei a apropriação do conto pelas crianças e a organização dos fatos. Um determinado aluno que estava com o dedoche da Branca de Neve antecipava os fatos na conversa com bruxa, dizendo: “Você veio me enfeitiçar”? Quando o coleguinha comentou que a Branca de Neve não sabia que a bruxa iria enfeitiça-lá. Ele então disse. “Não vou comer sua maçã senão eu vou morrer”. Foi muito prazeroso esse momento.

BIBLIOGRAFIA

Livro: Branca de Neve e os Sete Anões – Ler é fácil – Editora Girassol

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