Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono
. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sequência : Bilhete (II)

Área: Língua Portuguesa
Produtores: Alunos do 1º Ano Inicial
Gênero: Bilhete
Duração: Aproximadamente uma quinzena

JUSTIFICATIVA:

A comunicação é de fundamental importância na vida do ser humano, podendo ocorrer tanto oralmente (diálogo) como escrito (cartas, mensagens, bilhetes). Porém, na correria do cotidiano das pessoas o diálogo tornou-se algo difícil de ser concretizado, e para suprir esta necessidade adotamos de novas estratégias para comunicarmos como: facebook, MSN, telefone, cartas e bilhetes.
Por isso, darei ênfase ao gênero bilhete no qual as crianças devem compreender a função social do bilhete, bem como, identificar as características do mesmo apropriando-se deste gênero utilizado na sociedade.






O que os alunos aprenderão:

* A função social do bilhete,
* A estrutura do gênero estudado nesta quinzena,
* Que o bilhete é utilizado para comunicarmos de forma rápida.



Quais conhecimentos os alunos já possuem:
* Que o bilhete é usado para comunicação,
* Que o bilhete é curto.



Que livros pretende usar:
Livros que tenham bilhetes nas histórias como:
* O carteiro chegou,
* A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho,
*Só mais um minuto, etc.






ESTRATÉGIAS:

*Roda de conversa: sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre meios de comunicação,
*Pesquisa para casa: O que a família usa como meio de comunicação,
*Socialização da lição de casa, construindo coletivamente uma lista com as informações da pesquisa,
*Apresentação dos livros paradidáticos (para contação de histórias),
*Elaboração coletiva de bilhete para o agente da biblioteca (solicitando que nos conte uma história), a fim de identificar quais elementos compõe o mesmo,
*Completar no bilhete os elementos faltantes (destinatário/remetente, data/despedida), atividade realizada em duplas produtivas,
*Elaboração coletiva de um bilhete solicitando que os pais olhem seus cadernos,
*Bilhete partido,
*Elaboração de um bilhete em dupla produtiva (laboratório de informática),
*Pinte o bilhete conforme a legenda: (data, assunto, remetente, despedida e destinatário).
*Lista de palavras utilizadas na despedida de um bilhete, (duplas produtivas),
*Elaboração individual de um bilhete.



















                       MATERIAIS UTILIZADOS:

*Livros paradidáticos (O carteiro chegou, Só mais um minuto, A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho),
*Papel pardo,
*Caneta hidrográfica,
*Giz,
*Lápis de cor,
*Cola,
*Tesoura,
*Lápis grafite,
*Caderno,
*Nets.











AVALIAÇÃO:

A melhor estratégia para iniciar um assunto é através de uma roda de conversa, na qual os alunos transmitem ao docente quais conhecimentos prévios eles já possuem sobre o assunto o que facilita o norteamento do trabalho pedagógico, ou seja, o que deve aprofundar, de onde partir, etc.
A socialização da lição de casa que teve como comanda “Quais os meios de comunicação utilizados por seus familiares”, é uma estratégia que beneficia a aprendizagem, pois o aluno aprende a se comunicar com coerência e coesão, outro ponto positivo, é que os alunos vão se apropriando de suas responsabilidades.
A hora da história é de extrema importância para a ampliação do vocabulário das crianças, além de terem contato com novas palavras. É muito bom, quando conseguimos conciliar o gênero estudado com histórias, pois assim, os alunos percebem que os gêneros também fazem partes de histórias e que não só são escritos aleatoriamente.
A produção coletiva da lista das palavras utilizadas em um bilhete, bem como a de um bilhete é essencial, desde que haja questionamento quanto à escrita das palavras o que permite os alunos a refletirem sobre o código alfabético. Além, de se apropriarem da estrutura correta do gênero e quais elementos os compõe.
Na alfabetização é fundamental o trabalho com duplas produtivas, para que todos os alunos participem das atividades propostas pela docente. Porém, o aluno que ainda não atingiu a hipótese alfabética de escrita deve ser o escriba da atividade (completar os elementos que faltam no bilhete).
Os alunos devem utilizar de diferentes meios para a escrita de bilhetes como: nets, computador além do lápis e papel, pois, a digitalização faz parte do nosso dia a dia.
Pintar as características do bilhete foi uma atividade realizada individualmente, para os alunos alfabéticos, e com a minha intervenção para os alunos que ainda não atingiram a hipótese alfabética. No qual eu lia o bilhete e questionava o aluno o que seria (data, assunto, destinatário, remetente ou despedida).
Realizei uma escrita sem intervenção de um bilhete para avaliar a aprendizagem de cada aluno, porém, para os alunos não alfabéticos, eu reescrevi os bilhetes e detectei se dominaram a estrutura correta de um bilhete.






PINTE O BILHETE DE ACORDO COM A LEGENDA:

ASSUNTO
RE REMETENTE
DATA
DESTINATÁRIO
DESPEDIDA

26/09/2013
SENHORES PAIS,
AMANHÃ, DIA 27/09, AS CRIANÇAS PODERÃO TRAZER BRINQUEDOS PARA BRINCAREM NA HORA DO INTERVALO.
OBRIGADA,
PROFESSORA ELAINE





BILHETE PARTIDO:



NO DIA 10 DE OUTUBRO, AQUI NA NOSSA ESCOLA TEREMOS BRINQUEDOS INFLÁVEIS PARA COMEMORARMOS O DIA DAS CRIANÇAS.
08/10/2013
CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA
QUERIDOS ALUNOS,
TRIO GESTOR











ATIVIDADE EM DUPLA:

COMPLETE O QUE FALTA NO BILHETE:

________________

MAMÃE AMANHÃ TEREI QUE LEVAR UMA FOTO PARA A ESCOLA.

________________
AKASSYA








ATIVIDADE EM DUPLA:
COMPLETE O QUE FALTA NO BILHETE:

25/09/2013
_________
AMANHÃ IREMOS AO PARQUE SABINA. POR FAVOR, ME ACORDEM BEM CEDO PARA QUE EU TOME UM CAFÉ REFORÇADO.
BEIJOS
_________________










ATIVIDADE EM DUPLA:
ELABORE UMA LISTA COM PALAVRAS UTILIZADAS NA DESPEDIDA DE UM BILHETE:

1-___________________________
2-___________________________
3-___________________________
4-___________________________
5-___________________________
6-___________________________
7-___________________________
8-___________________________

9-___________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário