Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono
. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sequência : Cigarra e a Formiga ( II )

EMEB LOPES TROVÃO
MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO PORTES
PRIMEIRO ANO - CICLO I - TURMA B - SALA 02










SÃO BERNARDO DO CAMPO - 2013


ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUTORES: Professoras dos Primeiros anos do Ciclo I -  Ensino Fundamental que estão realizando o curso de Língua Portuguesa do PNAIC.
DURAÇÃO: O tempo estimado é de duas semanas.
JUSTIFICATIVA:
A Literatura infantil deve fazer parte da rotina de nossas crianças  na escola, pois com ela podemos levá-las a viajar pelo mundo mágico e o real ampliando assim sua compreensão sobre o mundo que a cerca.
Dentro da vasta gama de gêneros que encontramos nesta literatura, a Fábula é apresentada por meio de histórias curtas que relatam situações do cotidiano tendo como personagens animais com características humanas (chamam bastante a atenção das crianças) e transmitem por meio de uma linguagem simples ensinamentos, pois a fábula em seu final sempre apresenta uma moral.
Sendo constituída por histórias curtas facilitam o resgate oral, a leitura e a escrita, ampliando assim os saberes sobre os gêneros, bem como sobre a leitura e a língua escrita.


OBJETIVOS:


  • Reconhecer o gênero fábula em meio a outros gêneros;
  • Ouvir e respeitar a opinião dos colegas;
  • Desenvolver a percepção das diferenças entre as versões de uma mesma fábula;
  • Desenvolver o comportamento de leitor e escritor durante o processo de produção textual;
  • Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional;
  • Ler para localizar informações.
CONTEÚDOS:


  • Práticas de leitura e escrita;
  • Apropriação do sistema de escrita;
  • Características das fábulas;



RECURSOS  E MATERIAIS:


  • Livros de fábulas;
  • Quadro de giz;
  • Computador;
  • DVD;
  • Telão no Laboratório de Informática;
  • Cadernos;
  • Folhas de sulfite;
  • Lápis de escrever e de colorir;







SEQUENCIA DE ATIVIDADES


1º dia:
  • Leitura da Fábula "A Cigarra e a Formiga" de Esopo;
  • Roda de conversa sobre o texto;
  • Levantar os conhecimentos dos alunos sobre o gênero com perguntas como:
  • Vocês conhecem outros textos em que os animais são os personagens?
  • Estes textos que vocês conhecem tem alguma semelhança com este texto que a professora leu?
  • Sabem como é o nome da frase que terminou o texto?
  • Conversar com as crianças apresentando as características e explicando o que é fábula;
  • Falar da origem das fábulas e quem foram seus criadores.


2º dia:
  • Leitura da segunda versão da fábula "A Cigarra e a Formiga" de Monteiro Lobato;
  • Roda de conversa sobre as semelhanças e as diferenças entre as duas versões;
  • Levantamento e registro escrito dos títulos de fábulas conhecidas pelas crianças;


3º dia:
  • Retomada oral da fábula "A Cigarra e a Formiga";
  • Escrita coletiva da Fábula tendo o Professor como escriba;


4º dia:
  • No Laboratório de Informática desencadear uma conversa com perguntas como:
  • E se a cigarra cantasse mesmo, como seria esta música?
  • Ouvir a opinião dos alunos e em seguida apresentar no telão a música "A Cigarra e a Formiga" que faz parte do DVD de Jujuba & Ana Nogueira, apresentadores do Carro-Céu de Histórias, programa que faz parte do Estação Brincadeira, no ar todas as manhãs de sábado pela Rádio MEC AM.  Esta música está no site: http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2013/06/voce-conhece-a-fabula-a-cigarra-e-a-formiga
  • De volta a sala de aula ler e ilustrar a música que foi apresentada;


5º dia:
  • Trabalhar na sala de aula:
  • Texto lacunado com banco ;
  • Texto fatiado;
  • Ilustrar o texto por meio de desenho.


6º dia:
  • Leitura da fábula;
  • Interpretação escrita buscando informação no texto para responder as perguntas;
  • Observação: As crianças não alfabéticas deverão encontrar no texto palavras como:
  • CIGARRA - FORMIGA - VERÃO - INVERNO


7º dia:
  • Reescrita do texto:
  • As crianças reescreverão o texto dentro de suas próprias hipóteses;


Avaliação:
No decorrer da realização da sequenciada será possível observar o nível de leitura, a compreensão dos textos e a hipótese de escrita em que cada aluno se encontra, bem como observar os avanços e as dificuldades que ocorreram durante a mesma.
Fará parte da avaliação observar a compreensão e o conhecimento adquirido ou ampliado sobre o gênero fábula.
COMO ACONTECEU?


  • No dia 26 de setembro li para as crianças o livro: "Fugindo das garras do gato" de Choi Yun - Jeong e ilustrado por Kim Sun Yong. Este texto nada mais é que uma versão da fábula "Assembléia dos Ratos". Após a leitura fiz algumas perguntas sobre o texto, como:
  • Vocês conhecem outros textos como este que a professora leu? E todos responderam que sim. Uau! Fiquei felicíssima! "Eles conhecem fábulas, vai ser muito fácil desenvolver a sequenciada". Então eu pedi que me falassem dos textos que eles conheciam e falaram: "Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, O Gato de Botas" nenhuma fábula, todos contos.
Pensei que tinha elaborado mal a pergunta e fiz outro questionamento:
  • Vocês já ouviram histórias em que os animais são os personagens  que nos ensinam coisas sobre a vida como a história dos ratinhos que a professora leu? Aí a decepção... Disseram que não conheciam. Insisti, mas nenhuma criança lembrou-se das fábulas.
Então, naquele momento decidi que antes de trabalhar com a fábula "A Cigarra e a Formiga" eu  precisava ampliar seus conhecimentos oferecendo diferentes textos do gênero para que tivessem repertório sobre fábulas e só depois trabalhar com eles a sequenciada.


  • No dia 30 de setembro na Biblioteca apresentei para os alunos o VCD "Fábulas Inesquecíveis" com 8 fábulas animadas e que acompanha uma coleção de livrinhos de fábulas com o mesmo título.
Após assistirmos as fábulas fizemos uma roda de conversa e comecei perguntando:
  • E agora, depois de ver as histórias, vocês se lembram de conhecer estas histórias ou outras parecidas?
Para minha surpresa apenas duas crianças disseram lembrar-se da "Lebre e a Tartaruga" e o "Leão e o Ratinho".
Retomei com eles as histórias que assistimos e juntos fomos elencando as características:
  • Os personagens eram animais;
  • Todos falavam como nós humanos;
  • Tinham um problema para resolver;
  • No final, todas terminavam com um ensinamento, um conselho.
Chegando na sala retomei o assunto, explicando que as histórias que nós assistimos faziam parte do Gênero "Fábulas" que são histórias com as características que nós havíamos elencado na BEI, retomamos estas características e disponibilizei um cantinho com a coleção " BRINQUE - BOOK CONTA FÁBULAS",   os livrinhos que acompanham o VCD que assistimos e mais uma coleção de Fábulas de Esopo.
  • No dia  01 de outubro, li a fábula "A Formiga e a Mosca"  de Sandra Aymone. Novamente conversei com as crianças sobre as características do texto, eles lembraram do vídeo que tínhamos visto na BEI e que tinha uma história parecida "A Cigarra e a Formiga", relembraram as características do Gênero Fábula inclusive que ela sempre termina com uma frase que é a moral.
Perguntei:
  • O que é moral? E responderam que é um jeito de ensinar as coisas.
Vale ressaltar que nos dias que se seguiram li e comentamos outras fábulas como: "O Galo e a Raposa", "A Formiga e a Pomba" "O Leão, a Raposa e o Lobo" e sempre lembrando com eles as características do gênero fábulas.


  • No dia 04 de outubro no Laboratório de Informática apresentei no telão a fábula "A Cigarra e a Formiga" de Esopo no site http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm, no mesmo site li informações sobre Esopo e a origem das fábulas.
  • No dia 07 de outubro organizei a sala em duplas: Alfabéticos e Silábicos Alfabéticos. Tenho 22 alunos sendo 14 Alfabéticos e 05 Silábicos Alfabéticos. neste dia faltou uma aluna que é Alfabética.  Distribuí o texto  "A Cigarra e a Formiga" de Esopo para que lessem e fizessem a interpretação escrita, enquanto fiquei com a Náthaly e o Luciano que são Silábicos com Valor e a Gabrielli que é Pré Silábica, para ler com eles o texto e ir intervindo para realizarem a interpretação.
Com o Luciano e a Náthaly eu li a fábula e fui lendo as perguntas e eles sem dificuldade localizaram as informações no texto.
Com a Gabrielli que está em transição entre Pré Silábico e Silábico realizei intervenções pontuais e pedi para localizar e pintar no texto as palavras: cigarra, formiga, verão e inverno. Para auxiliá-la nesta localização fui realizando questionamentos como: letra inicial, letra final, quantas sílabas, pensando com ela em cada sílaba da palavra em questão, porém ela demonstrou grande dificuldade em localizar a palavra "inverno". As demais encontrou com mais facilidade.


  • No dia 08 de outubro li para os alunos a versão de Monteiro Lobato da fábula "A Cigarra e a Formiga", conversamos sobre a mesma levantando as semelhanças e as diferenças entre as duas versões e registramos coletivamente as semelhanças e as diferenças.
Semelhanças:
  • O título e as personagens são iguais;
  • A cigarra canta durante todo o verão;
  • A formiga trabalha durante todo verão;
  • Chegou o inverno e a cigarra não tem o que comer;
  • A cigarra pede ajuda para a formiga;
Diferenças:
  • A diferença encontrada é que na versão de Monteiro Lobato a formiga é boazinha e ajuda a cigarra que está com fome e com frio.


  • No dia 10 de outubro distribuí a versão de Monteiro Lobato da fábula "A Cigarra e a Formiga" só que desta eu  fiz a leitura do texto e fui lendo as questões para que individualmente eles fossem localizando as informações e respondendo na folha. Posteriormente enquanto pintavam as ilustrações eu atendi individualmente os alunos: Gabrielli, Luciano e Náthaly.


  • No dia 11 de outubro em duplas os alunos construíram uma lista das fábulas conhecidas por eles agora.


  • No dia 15 de outubro, agucei a curiosidade dos alunos relembrando a fábula "A Cigarra e a Formiga" e dizendo como seria a música que a cigarra cantava e que eu havia encontrado um site que tinha a música que a cigarra cantava. Levei-os ao Laboratório de Informática e apresentei a música para eles. De volta a sala de aula distribuí  a letra da música para fazermos leitura, cantarmos e por fim fazer uma ilustração.
As crianças demonstraram ter gostado muito da música e inclusive um aluninho fez o seguinte comentário: " Esta música é em ritmo de rock'n roll, por isso é tão legal".



Avaliando o trabalho com a sequenciada descobri que foi muito positivo. Ainda não concluí a sequenciada, falta o trabalho com o texto fatiado e a reescrita do texto tanto coletiva quanto individual, porém tenho a certeza que a forma que trabalhei com os meus alunos mudando a ordem de algumas etapas, bem como inserindo etapas novas conforme pode ser percebido nos registros foi necessária, pois o objetivo principal do trabalho que planejamos é contribuir para o crescimento dos alunos e este com certeza está sendo alcançado, pois meus alunos conheceram o gênero Fábula, se apropriaram de algumas características que lhes permite reconhecer o gênero Fábula em meio a outros gêneros, avançaram na construção de uma leitura com compreensão, demonstrando isto ao lerem e interpretarem os textos "A Cigarra e a Formiga" com relativa facilidade.
Importante ressaltar o interesse que as crianças tem demonstrado na leitura dos livros de fábulas que foram disponibilizados na sala de aula e a proposta feita por eles: "Professora vamos fazer um teatro da cigarra e da formiga?"
Vem aí mais uma sequenciada... Já está em processo de construção!
  • No dia 17 de outubro realizamos o trabalho com o texto " A Cigarra e a Formiga" fatiado para as crianças organizarem. O trabalho foi realizado em duplas, perviamente pensadas para que fosse um trabalho produtivo e realmente foi tranquilo e não demonstraram dificuldade em realizá-lo.


  • No dia 18 de outubro retomamos a fábula " A Cigarra e a Formiga" fizemos o reconto oral e em seguida construímos coletivamente o texto e mesmo torcendo muito para que o final escolhido fosse da formiga boazinha que ajuda a cigarra, a maioria dos alunos optaram pelo final segundo Esopo, bem na linha "dente por dente olho por olho".




TEXTO COLETIVO: A CIGARRA E A FORMIGA


EM UMA CHÁCARA DISTANTE DAQUI VIVIAM AS FORMIGAS E AS CIGARRAS.
DURANTE O VERÃO AS CIGARRAS CANTAVAM ALEGREMENTE E AS FORMIGAS TRABALHAVAM CARREGANDO GRÃOS E FOLHAS PARA ALIMENTAR SEUS FILHOS NO INVERNO QUE SE APROXIMAVA.
VENDO A FORMIGA TRABALHANDO SEM PARAR A CIGARRA DISSE A ELA:
- AMIGA FORMIGA SENTE-SE AQUI COMIGO PARA DESCANÇAR.
- NÃO POSSO! PRECISO GUARDAR ALIMENTOS PARA O INVERNO QUE SE APROXIMA E VOCÊ DEVIA FAZER O MESMO.
QUANDO O INVERNO CHEGOU A CIGARRA NÃO TINHA O QUE COMER  E FOI ATÉ O FORMIGUEIRO PEDIR COMIDA PARA AS FORMIGAS.
- O QUE VOCÊ FEZ DURANTE O VERÃO? PERGUNTOU A FORMIGA.
- CANTEI! RESPONDEU A CIGARRA.
- CANTOU? POIS AGORA DANCE!

ALUNOS DO PRIMEIRO ANO - TURMA B - MANHÃ

Nenhum comentário:

Postar um comentário