Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono
. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sequência: Álbum




EMEB EDSON DANILLO DOTTO














PROFESSORA: MARISA F. DE SOUZA e ROSEMARY
1° ANO “A” – INICIAL












ÁREA: Língua Portuguesa, Ciências, Arte e Geografia.

PRODUTORES: Alunos do 1° ano – Inicial.

DURAÇÃO: Aproximadamente 2 semanas.

JUSTIFICATIVA: Através da produção deste trabalho proporcionaremos aos alunos o contato com diferentes conhecimentos sobre os animais em estudo (terrestre, aquático e aéreo). Disponibilizando informações do gênero que se propõe trabalhar (álbum).

OBJETIVO: Propiciar e ampliar os conhecimentos acerca de informações sobre diferentes tipos de animais (aéreos, aquáticos e terrestres) para socializar o conhecimento cientifico produzido através deste trabalho, através da confecção de um álbum.

CONTEÚDO:
  • Língua Portuguesa (Leitura/ Escrita/ Oralidade/ Análise lingüística/ Ordem alfabética)
  • Ciências (Definição/ Classificação/ Caracterização dos animais)
  • Arte (Recorte e colagem/ Dobradura/ Dramatização)
  • Geografia (Localização e habitat dos animais).
  • Matemática (Sequencia numérica/ Tabela)











ATIVIDADES

1ª Atividade:Roda de conversa (levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema abordado).

2ª Atividade:Leitura do livro – ABC dos animais (Autor: Renata Aragão Artiaga) e lista coletiva dos animais do livro (professora como escriba).

3ª Atividade:Filme - “Animais unidos jamais serão vencidos”- Um grupo de animais vive em paz em território africano. Até que, um dia, a água simplesmente desaparece. Eles investigam o que possa ter ocorrido e descobrem que os homens construíram uma imensa represa, que deixou o local onde vivem totalmente sem água. Para reverter esta situação, os animais resolvem se unir e partir para a guerra contra os humanos.

4ª Atividade:Lista coletiva de animais diversos (professora como escriba), classificação oral dos animais e confecção de cartaz em grupos- (lista de animais já conhecidos pelos alunos, conhecimento  prévio).

5ª Atividade:Escolha de um animal da lista coletiva para cada aluno.

6ª Atividade:Uso dos net books para visualizar o animal escolhido e prévia pesquisa sobre o mesmo (agrupamentos produtivos, quando necessário).

7ª Atividade: Levantamento de dados para confecção de tabela (classificando animais aquáticos, aéreos e terrestres).

8ª Atividade: Leitura e atividades. (Livro Didático – Letramento e alfabetização – Coleção Brasiliana - 1º ano – pág. 112 a 163).

9ª Atividade: Dramatização do texto “Por que os animais tem rabo?”. (texto do livro didático).

10ª Atividade: Recorte e colagem do animal escolhido pelo aluno para a ficha técnica. (imagens de animais disponibilizados pela  professora).

11ª Atividade: Dobradura de 3 animais (um aquático, um terrestre e outro aéreo). Sugestão: Borboleta, cachorro e peixe.




12ª Atividade:Preenchimento pelos alunos, da ficha técnica individual dos animais escolhidos (ficha elaborada pela professora), para confecção do álbum dos animais.

RECURSOS: Livro didático “ Letramento e alfabetização – Coleção Brasiliana - 1º ano”, net books (pesquisa na internet), filme, máscara de animais para dramatização.



MATERIAIS: Quadro, cadernos, lápis grafite, lápis de cor, canetinha, papel kraft, tesoura, cola, revista e livros contendo animais para recorte, papel dobradura, lantejoula.



ESTRATÉGIAS E /OU ATIVIDADES DIFERENCIADAS: Levantamento de conhecimentos prévios de animais, explicar aos alunos que ao longo das aulas eles aprenderão semelhanças e diferenças que existem entre os animais;  leitura do livro pela professora, realizada a leitura, questionar os alunos visando a comparação entre os animais apresentados no livro e suas características; filme com objetivo do reconhecimento e comparação do habitat; elaborar uma lista coletiva de animais com os alunos; pesquisa com os net books em sala de aula sobre o animal escolhido pelo aluno a partir da lista coletiva; organizar junto com os alunos uma tabela com a classificação dos animais da lista coletiva e confeccionar um gráfico; trabalhar a sequencia de atividades do livro didático (diversas aéreas de conhecimento); interação com texto (por que os animais tem rabo?) através da dramatização; composição de cena com o uso de imagem de animais e dobradura; orientar na construção do álbum acompanhando sua confecção.

AVALIAÇÃO: Todos os alunos participaram da sequencia, cujas leituras foram feitas pela professora. Por meio das discussões, reflexões e pesquisa foi possível observar que todos participaram com opiniões questionamentos levando-os a uma aprendizagem significativa e  também avançando em suas hipóteses de escrita. Foi observado na utilização dos net books, uma pequena dificuldade na localização das informações dos animais, para confecção do álbum.








MODELO
FICHA TÉCNICA
















NOME: ______________________________________________________



ONDE VIVE:: _________________________________________________

O QUE ELE COME: ______________________________________________



COMO É O SEU CORPO: __________________________________________



INFORMAÇÕES IMPORTANTES: ___________________________________






CURIOSIDADE: __________________________________________________








AUTOR: _____________________________________________________



TABELA DE ANIMAIS

         AGORA QUE JÁ FIZEMOS A NOSSA LISTA DE ANIMAIS VAMOS CONTAR  QUANTAS  ESPÉCIES  DE ANIMAIS AQUÁTICOS, AÉREOS E TERRESTRES TEMOS.  CONTE  CADA  ESPÉCIE  E  ANOTE  OS  RESULTADOS  ABAIXO:


































AQUÁTICOS


AÉREOS

TERRESTRES







Nenhum comentário:

Postar um comentário