Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono
. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sequência: Chapeuzinho Vermelho




E.M.E.B. ANTONIO DOS SANTOS FARIAS



PROFESSORA: ANA LUCIA ARAUJO DOS SANTOS – 1º ANO A– INICIAL – 2013














SEQUENCIADA CONTOS DE FADAS – CHAPEUZINHO VERMELHO
ÁREA: Língua Portuguesa e  Artes

PRODUTORES: Alunos do  1º ano A - inicial

TEMPO ESTIMADO:  Duas semanas

JUSTIFICATIVA: Os trabalhos com contos de fadas além de estimular a imaginação das crianças, proporciona o prazer pela leitura e o acesso a diferentes versões de um mesmo gênero. Favorece ainda que o aluno se conscientize sobre adequadas utilizações de suas aprendizagens em situações que envolvam a comunicação oral e escrita.

OBJETIVO: Conhecer o gênero Contos de Fadas bem como as características do mesmo, ampliar o repertório de palavras e avançar na hipótese de escrita, produzir pequenos textos através da oralidade e registro.

CONTEÚDOS:
  • Práticas de leitura e escrita
  • Comparação entre diferentes versões;
  • Produção de textos (bilhete, reescrita da história (coletiva) e do final da história (individualmente);
  • Apropriação do sistema de escrita alfabética;
  • Características dos personagens dos contos de fadas.
  • Teatro com fantoches








SEQUENCIA DE ATIVIDADES
  1. Roda de conversa sobre os conhecimentos prévios dos contos de fadas e apresentação das suas características; (encantamento, pode ou não haver fadas, bruxas, mágicos;  diferenças e semelhanças entre outros contos; início:...Era uma vez, final:...E foram felizes para sempre)
  2. Leitura da história em diferentes versões. (Irmãos Grimm, Charles Perrault, Coleção Grandes Clássicos, Chapeuzinho Vermelho e outros Contos por Imagem)
  3. Colar as imagens na história coletivamente: ( Organização do Conto através de imagens; expor em mural)
  4. Apresentar o vídeo do conto.
  5. Lista coletiva dos personagens do conto: (http://www.youtube.com/watch?v=bZi4tZcQYAM.)
  6. Completar as palavras com vogais ou consoantes nos nomes dos personagens (SCVS);
  7. Cruzadinha com os personagens dos contos; (banco de palavras para S.S.V, S.C.V);
  8. Reescrita coletiva da história; (Prof.ª escriba)
  9. Texto lacunado: música: Pela estrada afora (S.A e  A);
  10. O que é o que é com bexigas sobre o conto; ( preparar com antecedência frases de adivinhas sobre contos de fadas por exemplo: qual o anão que sente muito sono?, qual a fruta que a Bruxa ofereceu à Branca de Neve?, etc. Digitar e imprimir as adivinhas em letras caixa alta, cortar em tiras e colocá-las em algumas bexigas cheias. O professor deverá formar grupos garantindo que em cada grupo tenha alguns alunos com habilidades leitoras para realizar a leitura das adivinhas.  Cada grupo ganhará uma bexiga com a adivinha dentro, a qual deverá ser lida por um membro do grupo e respondida por outro grupo. A atividade valerá pontos.
  11. Brincadeira “Onde parou a música?” (realizar uma leitura coletiva e posteriormente cantar a música. Em outro momento a professora orienta que os alunos se atentem quando a professora bater palmas prestando atenção em que palavra a música parou. Esta palavra deverá ser circulada.)
  12. Mexe-mexe fechado e aberto conforme hipóteses S.S.V.S e S.C.V.S.;
  13. Reconto da história pelas crianças utilizando fantoches;
  14. Produção de bilhetes; (gênero planejado para o trimestre- informar aos alunos sua função social, estrutura gráfica)
  15. Reescrever o final da história (produção individual)














RECURSOS E MATERIAIS

  • Livros;
  • Folha sulfite;
  • Vídeo, cd’s;
  • Bexigas;
  • Canetinhas;
  • Papel pardo;
  • Lápis de cor;
  • Letras móveis;

ESTRATÉGIAS E OU ATIVIDADES DIFERENCIADAS

Realizar a leitura do conto para os alunos com dificuldades, para que possam interpretar as imagens e colá-las.
        Solicitar que as crianças com necessidades especiais localizem determinadas palavras na lista, por meio de estratégias próprias, como por exemplo, perceber os sons das vogais no início e no final da palavra.
Varal da história, contendo os personagens (buscar auxílio com prof. do A.E.E)
Atividades com PECS. (buscar auxílio com prof. do A.E.E)
Oferecer intervenção sempre que necessário.

AVALIAÇÃO

Ao iniciar do trabalho tudo ocorreu como havia sido previsto na sequência, portanto algumas alterações se tornaram necessárias no decorrer das atividades, pois havia planejado para o trabalho com o conto apenas a produção do gênero bilhetes, mas conforme as atividades seguiam atingimos a fase do reconto oral da história utilizando os fantoches. Percebi neste momento que a entonação dos alunos ao realizarem esta atividade estava um tanto insatisfatória, pois os alunos reclamavam de que não estavam escutando o que o grupo de alunos apresentava. Neste momento propus que fizéssemos outro tipo de atividade, ou seja, caso melhorassem a entonação convidaríamos uma pessoa da escola que seria escolhida por eles a vir assistir a apresentação, foi quando incluí o gênero convite, onde o produzimos coletivamente e posteriormente cada aluno o produziria individualmente, sendo o mais apresentável, considerando sua estrutura, grafia, coerência   o escolhido pelo grupo a ser entregue como lembrança ao nosso convidado.
Outro fato importante a ser mencionado foi o qual durante a reescrita coletiva onde me coloquei como escriba, após explicar que para uma história ser completa, ela necessita ter início, meio e final coerentes, dei início a escrita conforme era ditado por eles e ao finalizar realizei a leitura mas antes que eu perguntasse se estava boa a reescrita eles já apontaram que haviam muitas palavras repetidas e que em alguns momentos uma “parte não tinha nada a ver”. Neste momento propus que fizéssemos então uma nova reescrita seguindo um roteiro, o qual facilitaria que se recordassem das etapas da história, ao final eles disseram: -Nossa prô! deram três lousas”... “agora a  história ficou muito longa, mas ficou boa e completa”.
Para finalizar só não esperava que fossem me propor que fizéssemos um livro ilustrado sobre a versão deles para a história da Chapeuzinho Vermelho.

Ana Lucia Araujo dos Santos

Um comentário: